Nada existe sem comunicação. A mídia opera sobre tudo!Manda em tudo!E nós, alienados a ela, obedecemos. Isso quem disse foi Wolton! Ele fala que tudo que a mídia quer acontece.
E sabe o que o Baudrillard disse? Que quanto mais nós xingarmos a mídia, mais criticarmos, pior ela fica. Sim pior. Porque nossas críticas ajudam ela melhorar e alienar mais ainda os telespectadores. O Virilio também diz que a mídia controla as pessoas, ele acha que a Internet é uma ilusão. E que ilusão né?!?! Passar horas e horas na frente de um computador, comunicando-se com outras pessoas. E você ainda acha que tem controle sobre a situação. Engana-se. A Internet nos deixa hipnotizados, deslumbrados e transforma nossos pensamentos. Por isso que eu digo: A MÍDIA TEM GRANDE PODER DE CONTROLE SOCIAL. Concorda? E o Wolton continua defendendo a mídia. O espetáculo da mídia, exagerado em demasia, só aliena mais e mais. Agora, Bordieu sim, ele critica a vulgaridade da indústria cultural. Ele acha que tem poder sobre a mídia, mas concordo com ele quando ele fala que “Intelectual é aquele que, apoiado em um capital de reconhecimento e competência, intervém no campo político sem se converter em campo político.”
Sabe. Podemos ver tudo isso na mídia. Tudo que eles pensam. É só analisar quanto tempo falta para a copa de 2014. Desde já, a mídia está preparando nos telespectadores o instinto patriota do brasileiro, para ASSISTIR ao maior espetáculo do futebol, aquele espetáculo que chamamos de copa. Uma competição onde vários países disputam o prêmio de melhor time do mundo. Os jogos demorarão, mas os preparativos já estão a mil, os telespectadores pouco a pouco vão conhecendo cada um dos países, suas culturas, sua culinária. Para depois, saberem o que é que a baiana tem.
O mundo inteiro acha que o Brasil tem estrutura (ou vai ter até 2014) para receber todos os atletas, comissões técnicas e torcedores para o maior evento esportivo mundial. O espetáculo esportivo já começou e o circo brasileiro já se armou. O nosso país dá show em espetáculo. Não só no futebol, mas quando escondem do mundo inteiro os problemas sociais dos brasileiros.
Com pouco se faz muito, e na copa passada, a maioria dos televisores brasileiros estavam ligados nos calos do Ronaldo Fenômeno, que de fenômeno não tem nada. A repetição demasiada da cabeçada de Zidane gerou um grande espetáculo. A derrota do Brasil pra França não foi nada perto da careca de Zidane coçando o peito de Matterazzi. Isso para que os brasileiros esquecessem um pouco o fracasso da antiga melhor seleção de futebol do mundo. Antiga, porque a melhor seleção do mundo não passaria aquele fiasco vergonhoso.
E o Wolton continua defendendo o espetáculo da mídia, dizendo que ela só passa o que acontece e dá ênfase ao necessário aos olhos da população.
Espetáculo para o preparo da copa ainda terá muito. Temos longos sete anos de espera, mas até lá, ainda vão fazer uma votaçãozinha, para popularizar mais ainda o evento, para escolher o mascote, ainda terá a expectativa das eliminatórias, ainda haverá a convocação dos jogadores e claro, a maior reivindicação de todas, que vai ficar sim na história das copas, que será iniciada por mim: VOLTAAAA FELIPÃO!!! Tudo vai virar espetáculo, tudo a mídia vai cair em cima. Tudo será delicadamente, necessariamente e incansavelmente repetido para que ninguém esqueça do compromisso de assistir e torcer pra seleção canarinho.
No Brasil, o evento esportivo, por si só, já é um espetáculo. Torcidas organizadas, brigas, guerras entre torcidas e até mortes. Porém, este espetáculo, não é visto pela Fifa, nem pelas comissões de cada seleção participante.
Eu só sei que o espetáculo apenas começou...
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)